Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2010

Nossa Senhora do Ò

No dia 19 de dezembro acontece a festa da padroeira Nossa senhora do Ò em Paripe , no Subúrbio Ferroviário de Salvador . As homenagem começaram com uma novena. Será 07 horas da manhã na igreja Matriz, Rua da Independência sn.

II Forum da Mulher

Estão Abertas as escriçoes para o II Forum da mulher, no dia 18 de setembro, no teatro São José (colegio São josé )das 07 as 17 horas. O evento trará discussoes sobre o papel da mulher na sociedade contemporânea , tendo como exemplo Nossa Senhora . informaçoes 32727452.

Novena de Nossa Senhora Aparecida

Segue a novena de Nossa Senhora Aparecida, em todas as paróquias de Salvador, este ano com o tema: Sob o olhar de Maria, caminhamos com Jesus. Para aqueles que naão tiveram possibilidade de ir até uma das paroquias a tv Canção Nova e a Tv Aparecida, estão transmintido a novena ao vivo direto de Aparecida São Paulo. Tudo por Jesus e nada sem Maria.!

Parabéns para Maria

Para quem não sabe,o dia 8 de setembro, é um dia muito importante, para nós catolicos, o dia do aniversário de Nossa Senhora(assunção de Nossa Senhora). Passemos todos na igreja de sua comunidade para felicitar essa mãe que tanto intercede por nós.

O homem Humano

Segue no Center Lapa em Salvador a exposisição de fotos do Pe. Pedro Assiolli, com o tema O HOMEM HUMANO. As fotos trás o cotidiano dos padres de salvador , que além das missas frequentes, ainda arranjam tempo para ajudar os que precisam de orações e de uma palavra de conforto. A exposição está no Center Lapa Shopping,terreo.

IMPORTANTE - ANUNCIO DA ARQUIDIOCESSE DE SALVADOR

Falso padre alemão volta a circular na capital baiana. O alerta é feito pela Arquidiocese de Salvador que desde 2003 convive com os problemas causados pelo alemão Wolfgang Schuler. Ele acredita ser padre procura casas religiosas, paróquias e livrarias católicas para celebrar missas, dizendo-se representante do Vaticano. Por vezes, o alemão que já foi extraditado, mas conseguiu entrar novamente no país, se apresenta como bispo ou presidente de alguma comissão episcopal. O cardeal arcebispo e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella Argnelo alerta os católicos para que não dêem hospedagem e principalmente, não permitam que esta pessoa celebre missas.

Pastoral Universitária

A Pastoral Universitária da Forania da Luz se reúne na Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Stiep). Voltado a jovens universitários, a Pastoral Universitária da Forania da Luz se reúne na Paróquia Nossa Senhora da Esperança (Stiep) se reúne a cada 15 dias para discutir temas diferentes, ligados ao ambiente universitário e aos questionamentos que são feitos aos jovens em relação à fé cristã. Se você ainda não conhece, vá conhecer e participe. Dia 29/08, domingo, durante o dia todo, ocorrerá o Encontro de Jovens Profissionais, um dia em que universitários, juntos, descobrirão na amizade com Cristo, respostas para as questões do mundo do trabalho. A possibilidade de aproximar pessoas que possuem sentimentos e ideais comuns pode enriquecer o dia-a-dia de todos

Conferência dos Bispos d Brasil

Na última terça-feira, 27, na primeira atividade da programação o grupo visitou a Associação dos Catadores de Papel e Material Reaproveitável de Belo Horizonte (ASMARE), associação que conta com o apoio da Pastoral de Rua e desenvolve um projeto de organização social, capaz de tornar o lixo, matéria-prima reciclável, em objeto de trabalho. A tarde, os secretários se reuniram para um momento de partilhas entre os Regionais. Refletiram sobre as atribuições dos Secretário Executivo Regional e sobre o lançamento da Campanha da Evangelização. A atividade de encerramento do dia, foi marcada pela visita dos secretários ao Palácio Cristo Rei, em um jantar de confraternização com o Presidente do Regional Leste 2 e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Cultura digital como enfrentar

Entre os dias 16 e 19 de junho, estarão reunidos em Bogotá, na sede do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), pesquisadores representantes das faculdades católicas de comunicação que fazem parte de um projeto de pesquisa continental sobre a incidência da cultura digital na sociedade latino-americana. O evento é convocado pelo Centro de Comunicação Educativa Audiovisual (CEDAL), pela Rede de Informática da Igreja para a América Latina (RIIAL) e pelo Departamento de Comunicação e Imprensa do CELAM.

Segundo encontro internacional dos padres

Mais uma vez a Basílica de São Paulo Fora dos Muros recebeu milhares de padres. Entre eles, o testemunho de muitos que, apesar das dificuldades, nunca perderam o vigor do sacerdócio. Muitos deles, nos intervalos do encontro, recorreram à confissão e outros viveram este momento em profundo recolhimento. O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, que também participa do encontro e celebrou ao lado do Cardeal Bertone, fez um balanço do Ano Sacerdotal a partir de sua arquidiocese. "Agora vamos esperar os frutos, o tempo que dirá. Espero que haja muitos frutos bons, primeiramente de um 'reafervoramento' do próprio clero, de reanimação dos padres na sua vocação, na auto-estima, e que também possam surgir muitas vocações para o sacerdócio. Sobretudo nos países onde as vocações estão em maior crise

Ação evanlizadora questão agraria

Segundo dom Belisário, as Diretrizes entram no mesmo eixo do Documento de Aparecida, no que diz respeito à direção da Igreja na evangelização no Brasil. É uma espécie de tradutor do DAp. Ela ressalta que a CNBB trata do tema em Assembleia, este ano, para que o documento possa chegar às bases da Igreja. “As atuais Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil procuram traduzir um pouco o Documento de Aparecida. Nosso objetivo é que as atuais diretrizes possam ser revistas para chegarem às bases da Igreja”. Dom Belisário ainda destacou a preocupação do documento de estar sintonizado com a atualidade. “Nós estamos consultando todos os bispos para que o texto seja voltado para a atualidade sócio-econômica brasilera.

Senado aprova a campanha ficha limpa

O Plenário aprovou na noite dessa terça-feira, por 388 votos, o substitutivo do deputado José Eduardo Cardozo para o projeto da Ficha Limpa. Por acordo entre os líderes partidários, a votação dos 12 destaques apresentados ao texto será feita nesta quarta-feira, 5. A proposta evita as candidaturas de pessoas condenadas por decisão colegiada da Justiça por crimes de maior gravidade, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. O texto aprovado amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual o candidato ficará sem poder se candidatar.

Benção do papa as vesperas da festa de Sao José operário

Nesta, quinta-feira, 29 de abril de 2010, na cidade do Vaticano- Bento XVI evocou a festa de São José Operário, que se celebra a 1 de maio, convidando a refletir sobre o lugar que o trabalho ocupa na vida das famílias. O Papa recordou nesta quarta-feira, depois da audiência geral no Vaticano, a festividade do próximo sábado, “memória de São José Operário, guardião da Sagrada Família e patrono das pessoas que alcançam através do trabalho seus recursos para viver”. Perante o 1º de maio, o Papa desejou que “este dia seja oportunidade para aprofundar a reflexão sobre o sentido do trabalho e seu justo lugar na vida das famílias. Logo depois o papa abençou todos ali , presente com a Benção de São José.

Tv catolicas se reunem em Aparecida

TVs Católicas ligadas às arquidioceses se reuniram nesta terça-feira, 27, em Aparecida (SP) para discutir a possibilidade de formação de uma rede para troca de programação. O encontro aconteceu no Convento Redentorista, nas dependências do Santuário Nacional. O arcebispo de Belo Horizonte (MG), dom Walmor Oliveira, presente na reunião, lembrou que as TVs deveriam se unir por apresentarem uma condição semelhante. “O fato de estarmos ligados às dioceses e termos caráter educativo nos une, apesar de nossas diferenças regionais e de linha editorial

Pascom reflete sobre o dia mundal das comunicaçoes

Coordenadores da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Leste 1 da CNBB, que abrange todas as dioceses do estado do Rio de Janeiro, se reuniram no último sábado, dia 24, na sede da arquidiocese do Rio, para uma formação sobre o tema do 44º Dia Mundial das Comunicações Sociais a ser celebrado no dia 16 de maio, no Domingo da Ascensão do Senhor. Na pauta também estavam a agenda de 2010 e do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que acontecerá no Rio de Janeiro em 2011

Economia e vida , campanha da fraternidade

Durante o mês de março a igreja do senhor do Bonfm,promove a campanha de incentivo a doaçoes de alimentos não pereciveis, para pessoas carentes assistidas pelo Projeto Bom Samaritano e vindas de outros bairros de salvador. O tema econômia e Vida ,da campanha da Fraternidade,tras uma reflexão a respeito da partilha e da econômia. A programção será de 24 a 28 de março.

Paroquia Espirito Santo realiza palestra

Neste mês de abril, a Pastoral Social da Paróquia Divino Espírito Santo promoverá, no salão paroquial ao lado da Igreja Matriz, no Vale dos Lagos, para pessoas carentes. No dia 17 de abril, os participantes serão contemplados com a presença de um assistente social e uma advogada previdenciária que falarão dos aspectos gerais de suas respectivas atuações, . Também no dia 28,crianças, gestantes e idosos serão atendidos por nutricionista que, dentre outras coisas, dará informações sobre os riscos de uma má alimentação e os cuidados que devemos tomar antes de escolher as refeições. Os interessados devem fazer o cadastro com a Pastoral Social, até o dia 14 de abril, através do telefone 3393-1323 ou pelo e-mail social@pdesvl.com.br

São José -

São José é considerado padroeiro,da familia e do trabalhador,por esta razão a Arquidiocesse de Salvador, preparou uma programação especial para o mês de março. Na paroquia de Amaralina,a única dedicada ao santo haverá um novenário que aacontece a partir do dia 10 e segue até o dia 19, sempre ás 19 horas com exeção nos dias 13 e 14 ás 18 horas.

Arquidiocese de florianópoles comunicado

A Arquidiocese de Florianópolis comunica com pesar que na noite do dia 23 de fevereiro de 2010, aos 74 anos, faleceu o Diácono Permanente José Severino dos Santos, que trabalhava na Paróquia São Vicente – Bairro S. Vicente – Itajaí. Diác. Severino nasceu dia 9 de julho de 1936 e foi ordenado Diácono Permanente dia 15 de fevereiro de 1976, tendo, pois, exercido o Diaconato ao longo de 34 anos. O corpo do Diác. Severino está sendo velado na Igreja Matriz da Paróquia de S. Vicente. O enterro será nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, após a santa Missa que será celebrada às 16h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Murilo Krieger.

Paroquia Nossa Senhora do ó realiza seu momento de orações

A paroquia de nossa Senhora do ó, realiza durante todo o mês de fevereiro e também os messes seguintes. Durante, este momento , todos os fieis se reunem na igreja Matriz , localizado no bairro de Paripe, para orar e fortelecer a sua fé. O momento de oração acontece, sempre as quartas-feiras, nas quartas de cura e libertação.

Igreja do Bonfim começa o ano com muita fé

Como todo inicio de ano, a igreja do Senhor do Bonfim, localizada na Cidade Baixa, em Salvador, realizará a sua primeira novena do ano. O momento de orações contará com todos os fiéis da região e adjacências. A imagem de Nossa Senhora do Ó sairá pela primeira vez da paróquia, localizada no Subúrbio Ferroviário de Paripe, para participar da novena. A imagem de Nossa Senhora do Ó estará na Igreja do Bonfim, próximo dia 12, terça-feira às 19 h.

Festa do Bonfim ocorre em salvador

Para aqueles que acreditam que a lavagem do Bonfim é a festa principal da Igreja em Salvador, vale lembrar que a Festa do Bonfim é hoje, 17 de janeiro. A Festa do Bonfim, em sua parte profana que tem como ponto alto a participação de baianos e turistas, ocorreu de fato no dia 15, quinta-feira, mas hoje, domingo, acontece a verdadeira Festa do Bonfim. Uma caminhada, do Hospital Irmã Dulce, localizado no largo de Roma, até a Colina Sagrada, que acontece pela primeira vez na sua historia, contando com a participação de todos os fiéis para a volta dos três pedidos. A volta será dada em torno da própria Igreja do Bonfim, e consequentemente, todos farão seus pedidos simultaneamente. Como não poderia deixar de ser, a Basílica inicia sua celebração com uma missa, logo nas primeiras horas da manhã de domingo, tendo sua última missa às 18h.

Nota de pezar da aquidiocese de São Salvador- Bahia

A Arquidiocese de São Salvador da Bahia, na pessoa do Sr. Cardeal arcebispo, dom Geraldo Majella Agnelo, dos bispos auxiliares, dos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas e de todo o povo de Deus, sente-se profundamente entristecida com as consequências do terremoto que atingiu a já desafiada comunidade haitiana. O povo do Haiti, em processo de reconstrução do país depois dos anos de exceção política, vê-se agora abatido por uma catástrofe de proporções inigualáveis. Empenhamos a nossa mais profunda solidariedade com nossos irmãos do Haiti, com orações e súplicas para que a reestruturação física acompanhe a recuperação humana e espiritual, mantendo viva a esperança e o espírito de luta tão próprios daquele povo. A consternação pelo acontecido se amplia com a notícia da morte de brasileiros, entre os quais da Dra. Zilda Arns Neumann, médica, pediatra e sanitarista. Mulher que honrou o Brasil com seu trabalho de total doação à vida, através das crianças e suas famílias, Dra. Z...