Fonte na integra : CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)
O processo para a beatificação e
canonização de dom Hélder Câmara iniciou, oficialmente, no último domingo, 3,
com uma missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom Fernando
Saburido, na catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda.
A celebração marcou a abertura da fase
diocesana do processo para a beatificação e canonização de dom Helder e
decretou a formação do tribunal que será responsável pela causa. Composto por
cinco membros, o grupo está encarregado de analisar os textos publicados pelo
bispo e escutar as pessoas que tiveram contato com ele.
Concluída a fase de investigação, o
papa poderá conceder a dom Hélder o título de Venerável Servo do Senhor. Para
que um venerável se torne beato, é necessário que tenha havido um milagre por
sua intercessão. Caso haja um milagre após ser proclamado beato, ele poderá ser
canonizado.
“Temos consciência de que é um processo
lento, mas não temos pressa. Queremos que as pessoas possam refletir a mensagem
de dom Hélder, suas ideias que são muito atuais. Espero que essa fase diocesana
dure no máximo um ano, que dê tudo certo, e que possamos colaborar com a Igreja
com essa apresentação de alguém que viveu realmente toda uma vida doada à
construção do reino de Deus”, declarou dom Fernando Saburido.
Em 2014 o episcopado iniciou o processo
solicitando a beatificação de dom Hélder e, em fevereiro deste ano, recebeu a
autorização da Santa Sé para o pedido, oficializado com a celebração pela
arquidiocese de Olinda e Recife.
“Dom Hélder era um homem de uma personalidade
impressionante. Era uma pessoa baixinha, franzina, mas que quando falava
crescia, envolvia as pessoas. Ele sofreu muito diante da repressão, passando
maus momentos de perseguição por enfrentar autoridades da época”, disse dom
Saburido.
Dom Hélder Câmara
Foi dom Hélder Câmara que teve a
iniciativa e levou adiante a ideia de constituir uma entidade que congregasse
oficialmente os bispos da Igreja Católica no Brasil, a Conferência Nacional dos
Bispos do Brasil (CNBB).
Ele nasceu em 7 de fevereiro de 1909,
em Fortaleza (CE), em uma família de doze irmãos. Após entrar muito jovem no
seminário, foi ordenado sacerdote aos 22 anos. Conhecido por “dom da paz”, o
bispo recebeu diversos prêmios pelo trabalho desenvolvido em defesa dos
direitos humanos e por quatro vezes foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz.
Dom Saburdio lembra que dom Hélder era
conhecido no mundo todo por se “confundir” com os miseráveis, “estava sempre
próximo às pessoas, defendendo a causa dos injustiçados. Ele era alguém que
sabia construir um mundo novo, mais fraterno”.
Conhecido também por sua clara opção
pelos pobres, dom Hélder Câmara faleceu em 27 de agosto de 1999, aos 90 anos,
na casa em que residia em Recife, como arcebispo emérito de Olinda e Recife.
Comentários