Por virgínia de Souza.
Parte 1
A
canonização
dos Papas João XXIII (1958-1963) e João Paulo II(1978-2005) serão no vaticano
dia 27 de abril, no domingo dia da Festa da Divina Misericórdia estabelecida
por João Paulo II.
A cerimonia deve atrair
milhares de pessoas a Para de São Pedro.
Mas porque ambos os Papas
serão canonizados juntos é pergunta que muitos fazem neste momento. Em algumas
das suas pronuncias o Santo Padre, Papa Francisco deixou claro que ambos os pontífices em suas missiões pastoreariam a Igreja com mais extrema
dedicação, a partir do Concilio Vaticano II, levando a sério a seus compromissos.
O objetivo do Papa Francisco
em canonizar os dois Papas ao mesmo tempo é convite para todos os cristãos e
não cristão para a importância e a herança em acolher esses santos, já que
ambos compartilharam do mesmo ministério, fazendo um momento histórico pós vaticano
II.
Se de um lado temos João
XXIII criador o Concilio Vaticano II, com seu jeito simples, marcado por uma
espiritualidade de comunhão de fraternidade,muito afetivo. Foi também o Papa
que tratou da Paz Mundial no diálogo entre as nações naquele tempo tão difícil
da Guerra fria que segregou especialmente os países eslavos, enquadrado no
“Bloco soviético.”.
João XXIII teve sua vida
eclesiástica como um exemplo a ser seguido, isso o levou a canonização.
O Papa Francisco dispensou o
segundo milagre do Papa João XXIII, pois a sua vivencia o Papa João XXIII tivera uma vida de abnegação,alegria e perseverança.
A desistência de um segundo
milagre não é privilégio dos Papas,mas um redirecionamento dos processos de
Canonização,em geral o que mais conta é vida teologal,onde conta a fé,a
esperança e a caridade, testemunhada pela pessoa durante toda a sua história.
Por outro lado temos João
Paulo II,o Papa que viveu o dom dos carismas, conta-se que antes de se tornar
Papa, na igreja de sua cidade natal na Polônia, pediu ao uns grupos de jovens
da renovação Carismática que orasse por ele, tornando-se um Papa de muitas
línguas.
João Paulo II viveu o
processo pós-concilio e marcou a celebração do grande Jubileu do Ano 2000(Abertura do Milênio Cristão),Karol Wojtila,veio justamente da Polônia que fazia parte
do “Bloco Soviético”, que passava por forte momento de democratização. Além
disso, Karol W. escolheu o nome “João Paulo” em homenagem ao Papa João XXIII,
ao lado de Paulo XVI, que os antecessores de João Paulo I.
O Papa João Paulo II era
carismático, afetivo e energético ao mesmo tempo. De atitudes autenticas e
claras.Internalizou o colégio dos Cardeais, convocou os sujeitos eclesiais aos
sínodos (leigos consagrados e Cleros) foi na missão de confirmar na fé as
igrejas locais.
João Paulo II era firme e
humorado,insistente tinha carisma de palco da época de quando jovem era ator na
Polônia.Sua comunicação de impacto e evidente comunicava-se muito bem com
gestos e palavras desde o inicio até fim.
Comentários