Por Virgínia de Souza.
Beatificado há 34 anos, o padre
José de Anchieta foi canonizado neste dia 03 de abril de 2014, pelo Papa
Francisco no Vaticano passando a se chamar São José de Anchieta.
Neste momento está sendo realizada
uma missa em homenagem pela canonização do padre José de Anchieta, na Catedral
Basílica no Terreiro de Jesus, Pelourinho que se iniciou ás 18horas e está
sendo presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil Dom Murilo Krieger , com a participação
de um padre Jesuíta.
O padre José de Anchieta nasceu há 460 anos, e
somente agora neste ano de 2014 torna-se santo da Igreja Católica. O padre
chegou a Salvador com 19 anos, para catequizar os índios e também para
alfabetiza-los.
Depois que Nobrega escolheu uma choupana (escola)
para que fossem os índios catequizados, padre José de Anchieta vem para cumprir
a sua missão.
Padre José de Anchieta passou por várias cidades
do Brasil, e entre elas está Salvador.
Ainda é possível localizar a sua passagem pela
cidade, no bairro de Brotas no final de linha, onde foram realizadas as
primeiras missas na cidade.
O padre José de Anchieta também passou por outras
cidades e bairros de Salvador, entre elas São Tomé de Paripe e Escada
localizadas no Subúrbio Ferroviário, passando também por Pernambuco, Recife e estabelcecu
residência em Ilhéus. Entre idas e vindas fica em Salvador por 10 anos, depois
segue para outras cidades do Brasil;
Padre José de Anchieta falece em 9 de junho de
1597 no Espirito Santo.
Comentários