Por : Virgínia de Souza.
O primeiro Papa
Sul-americano é jesuíta argentino Jorge Mario Bergoglio tem 76 anos, arcebispo
de Bueno Aries. É uma figura de destaque no mundo inteiro e um pastor simples e
muito querido na sua diocese, durante os quinze anos episcopais.
“o meu povo é pobre
e eu sou um deles”, disse
várias vezes para explicar a sua modesta moradia. A pior coisa que
pode acontecer na Igreja, explicou em algumas circunstâncias, "é aquilo
ao que de Lubac chama mundanidade espiritual", que significa "pôr-se
a si mesmo no centro". E quando citava a justiça social,
convidava em primeiro lugar a retomar nas mãos o catecismo, a redescobrir os
dez mandamentos e as bem-aventuranças. O seu programa é simples: se seguirmos
Cristo, compreenderemos que "espezinhar a dignidade de uma pessoa é pecado
grave".
O Papa Francisco é
eleito o 266 Papa da Igreja Bergoglio tem 96% de féis na Argentina que são
católicos e na comunidade judaica a maior da América Latina. Formado em química
depois escolheu o caminho do sacerdócio entrando no seminário diocesano Villa Devoto.
Em 11 de março de 1958, entrou no noviciado Campanha de Jesus (logo Jesuíta)
completou os estudos no Chile tendo que voltar para Argentina. Estudou
teologia.
Comentários